sábado, 31 de outubro de 2009

Comunidades Quilombolas Coluna-MG

O Brasil é uma nação de todos os povos, o país das diversidades.

Muitos hábitos e costumes vieram por meio dos povos que romperam as fronteiras para chegarem até aqui, e dos que foram extraídos involuntariamente de sua pátria. Através dessa mistura de raça, cor e religiosidade, construiu-se um novo modo de ser, gerando assim, o consenso de pluralidades.

Qual brasileiro não comeu feijoada, ouviu o ressoar dos tambores, os diversos ritmos musicais, a utilização dos brincos e colares, o hábito de tomar banho todos os dias, comeu canjica, tapioca, usou perfumes e tantos mais, mesmo tendo hábitos urbanizados?

Todas essas características imputadas, contribuíram para o novo jeito de ser, desenvolvendo a criatividade, a solidariedade, o jeito de enfrentar os desafios, formando a identidade brasileira.

São ricas e valiosas as manifestações culturais.Impossível declarar-se brasileiro
ou até mesmo cidadão, sem que se possa compreender e respeitar a igualdade de direitos.

No Brasil os quilombos surgiram através de comunidades autônomas de negros refugiados, que viviam sob o regime de escravidão.

Dedicavam-se à economia de subsistência, em algumas ocasiões, ao comercio e existiram, praticamente, em todo o pais.

De acordo com a Associação Brasileira de Antropologia (ABA ), os quilombos não são grupos isolados ou uma população homogênea em sua composição racial,ou seja, a raça negra da população não pode ser utilizada como único critério para a definição desse grupo étnico; também esses grupos nem sempre são descendentes de escravos fugidos, mas “(...). consistem em grupos que desenvolveram práticas cotidianas de resistência na manutenção e reprodução de seus modos de vida característicos e na consolidação de um território próprio “ (O´Dwyer )

As comunidades quilombolas organizadas são beneficiadas pelos programas sociais, como forma de garantia de acesso às políticas e serviços públicos, ampliando seus direitos. Estão inseridas no Programa Brasil Quilombola ( PBQ), com os benefícios: Regularização Fundiária, Programa de Aquisição de Alimentos provenientes da Agricultura Familiar –PAA ; Bolsa Família, Saúde da Família e Saúde Bucal, Distribuição de Cestas de Alimentos e Centro de Referência em Assistência Social....

No município de Coluna, as comunidades Quilombolas do Frutuoso e Suaçui possuem uma rica história e tradição.

Estas comunidades, com o apoio da EMATER , formaram as associações, entrando com pedido de auto titulação de comunidades quilombolas junto à Fundação Palmares.


A EMATER, juntamente com a Prefeitura Municipal, contando com a participação do Sindicato e do CMDRS realizam ações de incentivos e apoio às comunidades quilombolas.

A participação, organização e fortalecimento da atuação comunitária, facilita a obtenção de apoio do poder público e aumentam as oportunidades de desenvolvimento local.

Joel Lima da Fonseca
Coluna-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário